• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter

“ORKUT, MSN E E-MAIL NÃO É SÓ COISA DE ADOLESCENTES… Vovôs e vovós entram na era da informática!!!

Entrevista.
Projeto Feliz Idade

O Programa Feliz Idade é um projeto desenvolvido pela Diretoria Executiva da Extensão Universitária – DEGEU, na UNIPAR, onde cada curso da instituição possui um projeto de extensão oferecendo uma atividade voltada a especialidade de cada curso. Sendo assim, o curso de Sistemas de Informação não ficou fora dessa e oferece o projeto de Terapia Digital para a Terceira Idade, oferecendo a oportunidade para os participantes do projeto Feliz Idade entrarem em contato com a informática e poderem escolher o que querem aprender dentro da área de informática.
O projeto é cada vez mais procurado, sendo que a maioria dos integrantes possui familiares no exterior ou em estados diferentes, buscando através informática meios de se comunicarem com seus familiares, aumentando cada vez mais o uso da Internet por pessoas idosas.
Os alunos de Sistemas de Informação, juntamente com o professor responsavél pelo projeto, atuam como monitores ensinando o que os participantes desejam aprender. Provando assim que os idosos estão cada vez mais preocupados em estar atualizados e que procuram por programas específicos para entreterimento provando que a melhor arma contra o preconceito e a solidão é o conhecimento. Engana-se quem pensa que as gerações antigas estão ficando para trás.

imagem1

“Vó já chega de computador”
Genoveva Mackievicz
Participante do Projeto Feliz Idade
Há quatro anos que Dona Genoveva está participando do projeto Feliz Idade da universidade, ela aprova a iniciativa e conta que já participou de mais dois cursos fora o do projeto de Terapia Digital para a Terceira Idade e sempre se vê incentivada pelo neto que na época tinha apenas 3 anos e sabia mais sobre computador e internet do que ela. Hoje possui computador e pretende trocar sua internet para Banda Larga. “Entrei no Projeto com a finalidade de trabalhar e distrair a mente para não ficar desatualizada” afirma a aluna Genoveva Mackievicz.
“As aulas são muito boas, o professor e os estagiários são excelentes”, elogia. “Hoje eu me comunico com minhas filhas da Bahia e São Paulo, e ainda costumo navegar pela web e troco e-mails com amigos e parentes graças a este maravilhoso projeto”, explica. Hoje ela troca figurinhas via Orkut e Mns com todos seus familiares e principalmente com seu neto que chega a se queixar dizendo que “Vó já chega de computador por hoje” afirma sorrindo.

imagem2

Superação
Dalvina Carrito
Participante do Projeto Feliz Idade
Afirma que “no começo eu senti certa dificuldade na forma de manusear o mouse e também de entender como o computador funcionava”, porém hoje ela insentiva para que este projeto sempre continue e que os participantes tenha sempre persistência, “pois hoje eu mando e-mail, navego pelo orkut, acesso os chats de sugestões, sites de entreterimento, e ainda me comunico com meus parentes distantes, ou seja, eu conheci um mundo de informações, isto para nossa idade é uma atividade para o cérebro não ficar parado e ainda serve para melhorar nossa auto estima”.

imagem3

Professor Aprendiz
Elias Barbado Junior
Monitor do Projeto Feliz Idade

Elias afirma que “é muito gratificante participar do projeto Feliz Idade, pois ao mesmo tempo em que ensina também se aprende, fiquei tão emocionado quando recebi uma mensagem de uma aluna que ensinei a usar o e-mail”.
“É muito gratificante quando ensinamos algo que eles têm tanta dificuldade e depois vêem que aprenderam e também o carinho que recebemos pelos participantes” afirma Elias. “Quase todos que chegam ao programa não têm nenhuma noção sobre informática, mas eles aprendem com muita facilidade”, elogia.

Fã de Carteirinha
Rafael Vinicius
Monitor do Projeto Feliz Idade

Rafael é monitor do projeto de Terapia Digital para a Terceira Idade desde 2007. Afirma que “com o projeto aprendi a treinar capacidade de lidar com pessoas que não tem conhecimento na área de informática, e com isso melhorar minha forma de ver a vida, quando eu encontro algum aluno na rua o carinho que eles transmitem é muito gratificante”.
Conta que “Dona Matilde é uma aluna que aprendeu a utilizar o e-mail e a navegar pela internet, mas gostaria de aprender a desenvolver as mensagens no Power Point para poder mandar para as amigas, quando eu a ensinei a fazer isso, o sentimento de superação que ela me trasmitiu foi muito gratificante” afirma o monitor Rafael Vinicius.

Terapia Digital
Sueli Bonadio
Coordenadora do Projeto Feliz Idade
A Coordenadora Geral do Projeto Feliz Idade, a professora Sueli Bonadio, diz que o programa foi desenvolvido pela Reitoria da UNIPAR para promover atividades aos participantes da Terceira Idade como informática, artesanato, hidroginástica, exercícios físicos, dança e muitas outras atividades. Cada vez mais a Terapia Digital tem sido procurada pelos idosos, sendo uma forma de entrarem em contato com a informática e os meios de comunicação.
“São pessoas que estão interessadas em se informar e atualizar, e procuram cada vez mais o projeto de informática para conseguir atingir o seu objetivo”, afirma. Ela também explica que o projeto está voltado a qualquer pessoa que queira participar e que é gratuito a sua participação, interessados em participar do projeto Feliz Idade devem procurar maiores informações no telefone 3621-2828 ramal 1412 e falar com a Prof.ª Sueli.

dsc071011

Popular Posts

Formados pela UNIPAR

Egressos dos cursos da área de informática da UNIPAR, Campus ...

Escolha de camiseta

Durante a semana do CAINFU os alunos estarão escolhendo, entre ...

Agradecimentos

O Curso de Sistemas de Informação agrade ao NACTE/UNIPAR, especialmente ...

Fotos Expo-Umuarama

O curso de Sistemas de Informação da UNIPAR, campus ...

Arquivos e artigos d

Durante a Aula Magna proferida pelo Sr. Cesar Brod, o ...

Sponsors