• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter

Egressos dos cursos da área de informática da UNIPAR, Campus Umuarama – Sede, falam sobre o mercado de trabalho em TI.
Este espaço foi aberto para que os nossos ex-alunos (que saudade!!!), hoje companheiros de trabalho na área, possam postar seus comentários sobre a sua visão em relação a área de TI, da contribuição que o curso trouxe para suas carreiras, remuneração, oportunidades de emprego, bem como outros pontos que queiram destacar.
Seria importante se nos comentários houvesse a indicação do nome, ano de colação de grau e um breve relato sobre a vivência profissional até o momento.

Categories: Uncategorized

11 Responses so far.

  1. Luiz Alexandre Pelisson Galante disse:

    Olá galera, tudo blz? Eu sou formando da turma de 2005 de SI do campus UMUARAMA, atualmente sou MBA em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO pela PUC-PR, tenho 23 anos, estou morando na cidade de CURITIBA-PR, atuo como COORDENADOR DE TI, QUALIDADE E MEIO AMBIENTE em um GRUPO DE INDUSTRIAS. Quero dizer que a UNIPAR me fez crescer com uma bagagem imensa diante do mercado de trabalho. A UNIPAR me ofereceu estágio, emprego. O curso ofereceu aos alunos PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, VISITAS TÉCNICAS, SEMANA ACADÊMICA,entre tantas outras opções, e eu agarrei todas essas oportunidades. É muito importante e que fez diferença em meu currículo e na minha vida profissional. Foi o PIBC (Programa de Iniciação Científica) o qual me fez aprofundar em algumas áreas, me deu oportunidade de apresentar o trabalho do grupo em outra universidade e até publicar artigos em REVISTA e ANAIS DE EVENTOS. Os cursos técnicos na semana de informática foi muito bem aproveitado, fiz vários, o qual me fez unir a teoria com a prática. As visitas técnicas foram de suma importância para verificar a realidade de TI em grandes empresas. Hoje me sinto orgulhoso por ter estudado em uma UNIVERSIDADE que me ofereceu alternativas além do curso de graduação para minha vida profissional. Aqui vai uma dica para aqueles que estão estudando. Não faça corpo mole, não diga que não tem tempo, aproveite a graduação e todas as opções que o curso e a universidade oferece para sua vida profissional, agora vc pode achar que não é importante, mas após a conclusão do curso e a procura no mercado de trabalho em grandes centros vc sentirá falta de tudo que lhe foi oferecido e vc não quiz agarrar. BOA SORTE A TODOS, e um grande abraço para minha turma de 2002-2005 e a todos os nossos professores em especial a PROFA. IZABEL e o PROF. PIFFER. Abraços.

  2. Rafael Gustavo Zarpellon disse:

    Olá a todos! Vim até este espaço através de um email da prof. Izabel Cristina Mioranza para relatar minha experiência profissional. Colei grau em 2006 na Unipar campus Umuarama. Em 2008 terminei a Pós-Graduação em Desenvolvimento Orientado a Objetos em Java na Cesumar. Em 2007 trabalhei na Unimake, de Campo Mourão, uma empresa voltada para área de software ERP. Esta empresa me deu a base necessária para entrar no mercado de trabalho numa empresa maior. Em 2008 fui contratado pela Benner, empresa com sede em São Paulo e com ramificações em Maringá e Blumenau. Trabalho na filial de Maringá, cuja especialidade é software pra área de saúde, portanto o nome da empresa aqui em Maringá é Benner Saúde. A empresa tem pouco mais de 500 funcionários, sendo 150 na fábrica de softwares de Maringá. A nossa área de atuação é voltada para operadoras de plano de saúde, tanto as medicina de grupo (Unimed, Porto Seguro Saúde, Samcil, etc.) quanto as auto gestões, que é a área onde atuo. Na auto gestão nossos clientes são: Banco Central do Brasil (BACEN), BNDES (FAPES), FIAT (FEF), Camed, Cassi (Banco do Brasil), Cabesp, entre outros. A experiência em trabalhar numa empresa desse porte é muito valiosa, abre muitas portas e o crescimento pessoal e profissional é imensurável.
    Quero agradecer neste espaço todos os meus professores do curso de Sistemas de Informação, pois as dicas e o conhecimento/experiência passada no período de graduação estão sendo hoje muito bem aproveitados, e sem os quais não me permitiriam chegar ao mercado de trabalho preparado.
    Grande abraço a todos. Saudades.

  3. Sou da turma de 2001 – 2004, SI Umuarama. Atualmente sou Webmaster e Gerente na empresa GazinShop.com do grupo Gazin em Douradina-PR. A GazinShop.com foi criada por mim em 2005, um ano após minha formatura. Caso queiram comprar via internet ou conhecer meu trabalho acesse http://www.gazin.com.br
    Entrei na Gazin com 21 anos no ultimo semestre da faculdade como estagiário e hoje com 25 anos tenho cargo de gerencia.
    Em 2007 terminei meu MBA em administração e atualmente estou iniciando outro curso na área comercial.
    Resumindo, estou focado no comercio eletrônico tanto na programação quanto na área comercial. Com muitos projetos em 2009.
    Vejo que sem o curso de sistema de informação nunca teria chegado onde estou hoje. As matérias que mais ajudaram foram: Empreendedorismo, lógica, banco de dados, interface homem maquina e analise de sistemas. Uso o conteúdo destas matérias todos os dias.
    O curso de Sistemas de Informação foi muito bom pra mim, pois me deu uma ótima visão sobre a área comercial, onde mais foquei quando estava no curso e onde fiz meu trabalho de conclusão de curso.
    Quero deixar aqui meu agradecimento especial e meu abraço para o professor Carlos que foi meu orientador.

  4. Marcelo Macorim disse:

    Olé a todos. Sou egresso da turma de 2007.
    Bom, o curso foi de muito bom proveito para mim. Logo no primeiro ano de faculdade, arrumei um estágio de Suporte de Sistemas de uma empresa de Desenvolvimento de Sistemas em Umuarama. Depois no segundo ano de faculdade, nesse mesma empresa, começei a trabalhar como desenvolverdor Delphi e Firebird. Depois do egresso, arrumei um trabalho na C-Vale de Palotina como Analista de Sistema, trabalhando com as linguagens LINC, VB.NET 2008 e banco de dados SQL Server. Estou muito contente pois pelos estudos hoje tenho uma profissão.

    Um abraço a todos os professores e ex-colegas de curso.

  5. Uanderson Soares Gonçalves disse:

    Olá!
    Sou egresso da turma de 2006 formado pelo curso de Sistemas de Informação – UNIPAR – campus Umuarama. Quando iniciei o curso, sabia o que queria fazer – atuar na área de TI, mas não tinha conhecimento algum de como fazer isso. Para mim naquele momento, desenvolver algo era como criar bats do MS-DOS.

    O curso me deu uma base muito sólida para que eu desenvolvesse os conceitos que me fizeram evoluir e progredir no meu objetivo inicial. Um ano após iniciar o curso consegui trabalho na área de desenvolvimento, atuando nessa area durante todo o decorrer do curso, e desta forma foi possivel aliar os conceitos vistos em sala e aplicá-los na prática.

    No segundo ano tive a oportunidade de conhecer a disciplina de programação orientada a objetos – Java – com o Prof. Carlos Marques, que foi o inicio para uma nova fase na minha vida profissional. Os conceitos vistos nessa disciplina aliados com os conceitos adquiridos nas demais disciplinas do curso, fizeram com que eu pudesse me aperfeiçoar nesta tecnologia (Java) e progredir na área de desenvolvimento de Softwares.

    É importante dizer que sempre busquei aperfeiçoar o que via em sala de aula atraves de muito estudo, da leitura, de pesquisa de novas tecnologias e do desenvolvimento de programas e trabalhos propostos. Este conhecimento adquirido fez a diferença na minha formação profissional. Atualmente estou trabalhando em São Paulo, para a empresa B2W, grupo que detem as marcas: Americanas.com, Shoptime, Submarino e Blockbuster. Trabalho com os produtos da Oracle (Banco de dados) e Java (Produtos BEA, recentemente comprada pela Oracle) atuando no desenvolvimento de novas soluções para e-commerce.

    O mercado de TI em São Paulo é muito amplo para todas as áreas de atuação, sobrando vagas e faltando profissionais qualificados. Destacam-se as tecnologias Java, Oracle e Dot Net no segmento de desenvolvimento de softwares. Os salários são compensadores e o know-how adquirido é fantástico. Atualmente existem diversos profissionais formados pelo curso de Sistemas de Informação da UNIPAR que estão atuando em São Paulo na área de TI e obtendo sucesso profissional, financeiro e pessoal.

    Sem sombra de dúvidas, o curso de Sistemas de Informação é responsável pelo meu progresso profissional. Agradeço a todos os professores que me ajudaram e que fizeram a diferença na minha vida. Abraços.

  6. Carlos Eduardo Libero da Silva disse:

    Olá,

    Eu sou formando da turma de SI 2001-2004, e passei pelas matérias dos Professores, Lino, Telma, Izabel, Leandro, Carlos, entre outros.

    Atualmente estou trabalhando em Curitiba, na Exxonmobil, suportando sistema de SAP para RH, especificamente a parte dos pagamentos bancários dos funcionários no mundo todo.
    Recentemente participei de projetos para os países: Russia, China, Korea e Itália.

    Depois de terminar a faculdade, comecei a me dedicar no inglês e me mudei a Curitiba, onde o Curso de Sistemas é muito bem visto, e o inglês um requisito básico.

    Atualmente o mercado de Curitiba está com carência de profissionais de informática, principalmente os que falam inglês fluente. As grandes empresas localizadas na cidade, tem cada vez mais buscado profissionais de outros mercados (São Paulo, Rio, …).

    É uma area muito boa de trabalho, vejo diversas pessoas formadas em humanas com dificuldades para conseguir emprego e sempre vejo os profissionais de TI escolhendo empregos, principalmente os de Sistemas de Informação, que tem uma formação também focada em negócios, muito requerido pelas empresas de hoje.

  7. Vinicius Kopcheski disse:

    Oi pessoal.
    Sou também egresso da turma 2004-2007. Assim como muitos de vocês entrei no curso nem noção alguma de TI, quanto mais programação e afins.

    Sempre me via como programador no futuro sem ao menos saber o básico de alguma linguagem. Realmente tive certeza do que queria após começar a ter aulas de POO. E é nisso que tenho centrado meus estudos desde de então. Revirando fóruns e livros e tirando proveito do conhecimento dos nossos professores.

    Hoje sou implementador Java em Florianópolis, trabalho em uma empresa com clientes por todo o Brasil, e até fora dele. Minha experiência era apenas a de sala de aula e do Estágio Supervisionado (diga-se de passagem, é um enorme mecanismo de aperfeiçoamentos de tudo que se vê durante os 4 anos de faculdade). E aqui, como nas principais cidades do país precisa-se e muito de profissionais.

    Acho que com um pouco de esforço durante a graduação, qualquer um é capaz de conseguir um emprego logo. Todas as capitais do Sul do Brasil são pólos conhecidos da área de TI, e fora elas, ainda temos mais cidades pelo interior dos estados, como Blumenau, Londrina e Joinville.

  8. Hello, salve galera.

    Formei-me em 2006 na UNIPAR – Umuarama.

    Nasci em Ivaté minha cidade natal, fiz os primeiros programas em meados de 1999, que na verdade não passava de simples sites estáticos em HTML, sempre fui fanático pela internet, por computação, minha curiosidade sempre foi a minha maior arma.

    Em 2000, já cansado de mexer com as tags comecei aprender PHP, fiquei impressionado pelo fato de poder manipular conteúdos estáticos , assim tendo dinâmica e flexibilidade em meus sites. Logo depois surgiu a necessidade de trabalhar com aplicações maiores onde precisava gravar informações para depois ler, foi ai que comecei a trabalhar com banco de dados MySql.

    Em 2001 comecei a faculdade onde no decorrer do ano cabei tirando certificação em administração de redes Linux Conectiva 8.

    Mais em 2004 foi onde comecei minha carreira como programador, trabalhava da Macrosoft Informática, empresa responsável naquele momento por toda TI da empresa Moveis Gazin.
    nessa empresa foi onde eu comecei de verdade a viver a realidade do dia a dia, graças a essa primeira oportunidade durante três anos aprendi muito. Tive diversas experiências com varias linguagens como pascal, PHP, Shell scripts, Java entre ouros.

    Em 2007 me mudei para Paranavaí onde trabalhei na Meb Informática, exercia o cargo de programador onde atuávamos em diversas áreas comercias, industriais, agricultura entre outros.

    No final de 2007 minha vida mudou completamente, devido minha curiosidade insaciável, sempre quis aprender mais, foi em junho de 2007 que comecei a estudar Adobe Flex, uma tecnologia usada pra desenvolver e criar soluções web 2.0.

    A partir da necessidade que eu tinha de desenvolver um aplicativo que rodasse na internet mais que tivesse uma perspectiva desktop, naquele ano tentei fazer alguns aplicativos com varias tecnologias como Java, .Net entre outros mais não tive muito sucesso.

    Fiz um pequeno Crud (Cadastro) onde usei Adobe Flex e Java, fiquei impressionado, naquele momento comecei a estudar a fundo essa tecnologia foi ai que as coisas mudaram.

    No final de 2007 pareceu uma oportunidade em Maringá na Elotech Gestão Publica hoje uma das melhores empresas para se trabalhar em Maringá-PR, entre os 50 currículos enviado a empresa eu era o único que sabia trabalhar com Adobe Flex, me mudei para Maringá onde comecei a trabalhar como Developer Adobe Flex & Java.

    Na Elotech Gestão Publica comecei profissionalmente a programar com Java, foi onde comecei fazer Pós-Graduação em Java na Cesumar. Minha vivencia nessa empresa foi muito importante, porque foi onde aprendi trabalhar com diversos frameworks e compartilhar experiências com diversos profissionais excelentes.

    Hoje atualmente trabalho em umas das 50 melhores empresas de TI do Brasil situada em Curitiba-PR, no HSBC Software Development (Brasil) – Prestação de Serviços Tecnológicos Ltda. – HSBC GLT, sou analista de sistema Java sênior.

    O que posso dizer a todos que no decorrer de todos os anos que passou não planejei estar onde estou mais sempre busquei aprender mais sempre mais para na hora certa estar pronto, por isso fui conquistando meu espaço não foi fácil, nada na vida e fácil, tudo teve importância o curso de sistema de informação, experiência nas empresas que passei, entre outros.

    Invistam em vocês, procure fazer mais do que o básico, hoje apostar sem nenhum sombra de duvidas nas tecnologias como Adobe Flex, Ruby on Rails, Java, .Net, DBA e principalmente no inglês que considero a segundo pele de um programador, são requisitos necessários pra uma boa carreira profissional.

  9. Alexandre Pereira disse:

    Olá pessoal, sou da turma de 1999-2002 do campus sede de Umuarama.
    Nasci em Umuarama, fui da primeira turma de SI e tenho muito orgulho disso.
    Em 2003 me mudei para Ji-Paraná/Rondônia e desde então tenho uma empresa que presta serviços na área de software de gestão empresarial. Atendo clientes em todo o estado de Rondônia e Acre.
    Sempre que vou realizar levantamento de dados, implantações de sistemas em clientes me lembro muito bem dos conhecimentos que obtive na graduação de S.I. e vejo o quanto foram importantes para minha carreira.
    Sem duvida valeu muito ter feito Sistemas de Informação. Um abraço a todos.

  10. Olá a todos,

    Bom gostaria de parabenizar a iniciativa do Curso de manter um site para que sejam divulgados os principais eventos bem como alunos egressos possam visitar.

    Infelizmente ainda não me formei, estou penando na monografia/estágio. Atualmente mesmo sem a graduação já estou atuando na área de TI. Trabalho a 3 anos na GVT – Global Village Telecom, empresa de telefonia fixa com sede em Curitiba, atuo na área de suporte a equipamentos de rede como Analista em Telecomunicações. Meu aprendizado na faculdade me ajudou muito, visto que se transformou em um diferencial no departamento onde trabalho. Além do suporte prestado aos equipamentos, desenvolvo scripts, programas que ajudam a melhorar a resolução de problemas bem como automarizar diversas tarefas. Estou programando utilizando: Java/Perl/PHP/Shell Script. Gostaria de agradecer aos professores que sempre me ajudaram: Piffer/Carlos/Leandro/Raul/Izabel.

    Como conselho acho que hoje não é possível alguem que queira atuar na área de TI não falar ingles fluente.

    Um grande abraço a todos.

    Paulo

  11. Luciana Cabreira disse:

    Olá a Todos..

    Salvee Galera de SI… rsss..

    Acho que está faltando comentário de nós EGRESSAS do curso de SI né?!!
    sou egressa da turma 2004-2007.

    Atualmente, trabalho em cascavel em uma empresa de desenvolvimento de software comercial e de contabilidade.

    Hoje, consigo ver em pratica quando o professor Carlos Henrique (In memoria), falava: vocês irão utilizar esses planos de caixa e vão se lembrar de mim. Realmente as aulas dele hoje me ajudam e muito, isso sem contar os demais professores e matérias.

    É isso ai…

    Abraço a todos!

    Luciana Cabreira!! =)


Popular Posts

Formados pela UNIPAR

Egressos dos cursos da área de informática da UNIPAR, Campus ...

Escolha de camiseta

Durante a semana do CAINFU os alunos estarão escolhendo, entre ...

Agradecimentos

O Curso de Sistemas de Informação agrade ao NACTE/UNIPAR, especialmente ...

Fotos Expo-Umuarama

O curso de Sistemas de Informação da UNIPAR, campus ...

Arquivos e artigos d

Durante a Aula Magna proferida pelo Sr. Cesar Brod, o ...

Sponsors